PARATORMÔNIO PTH INTACTA
Instruções para paciente
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA- A hormona paratiróide (PTH) é um polipéptido de 84 aminoácidos de cadeia simples produzido pela glândula paratiróide. Após a segregação de PTH para a corrente sanguínea, passa por proteólise prolongada para gerar vários fragmentos. Em contraste com os seus produtos de degradação, a concentração de Intact PTH é relativamente independente da taxa de filtração glomerular e reflecte a porção biologicamente activa da hormona.
- O papel principal da PTH é manter homeostase do cálcio através da sua interacção com a calcitonina. A medição de PTH é um auxiliar importante no diagnóstico de distúrbios de metabolismo do cálcio. A síntese e segregação de PTH são activadas rapidamente por baixas concentrações de cálcio ionizado (Cai). As actividades biológicas de PTH destinam-se a aumentar a absorção de cálcio dietético, diminuir a depuração renal e mobilizar as reservas de cálcio a nível esquelético. As concentrações anormalmente elevadas de Cai suprimem a segregação de PTH. Juntamente com os níveis séricos de cálcio, o ensaio de PTH pode ser utilizado como auxiliar no diagnóstico diferencial de hipercalcemia, hipocalcemia e distúrbios da paratiróide. A determinação da PTH é importante na monitorização de doentes em diálise para gerir a osteodistrofia renal.
- As orientações da National Academy of Clinical Biochemistry 3 recomendam a utilização de testes intraoperatórios à hormona paratiróide nos doentes durante a cirurgia para hiperparatiroidismo, especialmente em procedimentos minimamente invasivos ou orientados, bem como em doentes submetidos a uma nova operação. Para doentes submetidos a uma paratiroidectomia recomenda-se que sejam efectuadas amostras pré-operatórias e pré-excisão. As amostras também devem ser colhidas aos 5 e 10 minutos pós-ressecção e pode ser utilizada uma redução de >50% nos níveis de PTH a partir da linha de base mais elevada como critério para o sucesso cirúrgico.