PAINEL IST PARA DETECÇÃO DE 7 PATÓGENOS
Instruções para paciente
O que é: trata-se de uma pesquisa através de biologia molecular do material genético (RNA/DNA) de 7 patógenos que causam Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) são infecções transmitidas principalmente por contato sexual (vaginal, anal ou oral) sem proteção. Essas infecções podem ser causadas por bactérias, vírus ou protozoários e podem afetar homens e mulheres. Quando não tratadas podem levar à doença inflamatória pélvica (DIP), infertilidade e gravidez ectópica. As principais manifestações clínicas das IST são: vulvovaginite, cervicite, uretrite, úlceras e verrugas anogenitais. Embora possam sofrer variações, essas manifestações têm etiologias bem estabelecidas, o que facilita a escolha e a realização dos testes para o diagnóstico e tratamento. O diagnóstico laboratorial pode ser microbiológico (gram e cultura) e por biologia molecular (PCR). A PCR Multiplex é capaz de detectar individualmente, em uma única reação, a maioria das bactérias associadas às infecções do trato genital. Por isso, é de grande valia no diagnóstico diferencial das uretrites e cervicites. Os agentes etiológicos mais frequentes das uretrites e cervicites são Neisseria gonorrhoeae e Chlamydia trachomatis. Mycoplasma genitalium e Trichomonas vaginalis têm sido implicados como agentes etiológicos de IST´s. Patogenicidade de Mycoplasma e Ureaplasma como agentes etiológicos de cervicites e uretrites são inconsistentes e a presença desses agentes no trato genital deve ser avaliada com cuidado. É necessária correlação clínica, epidemiológica e de outros testes laboratoriais a critério médico.
O que detecta: detecta o material genético dos patógenos Chlamydia trachomatis, Mycoplasma genitalium, Mycoplasma hominis, Neisseria gonorrhoeae, Trichomonas vaginalis e Ureaplasma (urealyticum/parvum) na amostra biológica do paciente.
Qual a previsão de liberação: convênio e particular no máximo 3 dias, a partir do momento da coleta.
INSTRUÇÕES PARA COLETA:
- Permanecer no mínimo 8 horas sem higiene local para coleta peniana, anal ou genitália externa feminina;
- Se coleta uretral, permanecer 4 horas sem urinar;
- Não estar menstruada;
- Aguardar 48 horas após o término da menstruação para realizar a coleta.
URINA
- Coletar 1º jato de urina, no período da manhã;
- Não realizar asseio genital antes da coleta;
- Não estar menstruada;
- Aguardar 48 horas após o término da menstruação para realizar a coleta;
Nas 72 horas que antecedem a coleta:
- Não fazer exame digital (toque) ou assepsia endovaginal;
- Manter abstinência sexual, com ou sem uso de preservativos;
- Não usar creme/óvulo vaginal, ducha ou realizar lavagem interna (endovaginal);
- Não fazer ultrassom transvaginal ou colposcopia; Caso pretenda realizar colposcopia, fazer a coleta da citologia líquida antes da aplicação do ácido acético ou iodo;
- Não fazer peniscopia.